TREMOR DE TERRA ASSUSTA MARINGAENSES

106

TREMOR DE TERRA ASSUSTA MARINGAENSES

A terra tremeu em Maringá na manhã de hoje (02). De acordo com o Corpo de Bombeiros o abalo foi sentido em pelo menos quatro edifícios da área central, entre eles o Fórum da Justiça Estadual que chegou a ser evacuado.

Funcionários relataram ter sentido o chão tremer e as cortinas balançarem. O local foi isolado até a chegada do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que vistoriaram o prédio e descartaram danos estruturais.

No centro comercial Benedito Correa de Oliveira, localizado na Avenida Brasil, funcionários de um plano de saúde também abandonaram o prédio após sentirem o tremor. O prédio tem cinco andares e também foi vistoriado pelos Bombeiros, que não localizaram rachaduras.

Houve ainda o registro do tremor em um supermercado atacadista na Rua Fernão Dias, no Hospital Universitário e na 15ª Regional de Saúde. Os Bombeiros garante que não houve feridos.

CAUSAS

Um terremoto de magnitude 6.8 atingiu o sul da Bolívia por volta das 10h40 (no horário de Brasília) desta segunda-feira. O tremor foi sentido em cidades do Brasil pouco antes das 11h.

O epicentro do tremor foi registrado em Carandaiti, no sul da Bolívia, região localizada a 1.119 quilômetros da capital La Paz, a uma profundidade de 557 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto também foi sentido no Chile.

“Um sismo profundo tem força suficiente para fazer tremer locais distantes, que foi o que aconteceu em São Paulo, em Brasília”, disse o doutor em sismologia Lucas Vieira Barros, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, em entrevista à Folha de São Paulo.

“Dificilmente ele vai produzir danos no Brasil. Esse terremoto provavelmente não produziu rachaduras em nenhum prédio no Brasil. O dano maior é o susto que as pessoas sentem”.

Barros indica que o terremoto é um fenômeno rápido, difícil de se prever. “Mesmo se conseguimos prevê-los, não podemos evitá-los, apenas conhecer onde pode acontecer”.