SESA confirma mortes por coronavírus em Maringá (2), Mandaguaçu e Sarandi – o estado já soma 600 mortos pela doença

499

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (29) 573 novas confirmações e 14 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 21.089 casos e 600 mortos em decorrência da doença. Há dois ajustes de municípios de residência em casos já confirmados.

INTERNADOS – 820 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje. 665 pacientes estão em leitos SUS (239 em UTI e 426 em leitos clínicos/enfermaria) e 155 em leitos da rede particular (58 em UTI e 97 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 755 pacientes internados, 393 em leitos UTI e 362 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Esses pacientes estão em leitos das redes pública e particular. Todos são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 14 pacientes, todos estavam internados. São cinco mulheres e nove homens, com idades que variam de 33 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 23 e 29 de junho. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (5), Foz do Iguaçu (2). E um morador de cada um dos seguintes municípios: Cascavel, Itaguajé, Mandaguaçu, Paranaguá, Presidente Castelo Branco e Sarandi. A cidade de Maringá registrou nas últimas horas 02 mortes. Uma das pessoas que veio a óbito em Maringá em decorrência da doença, trata-se de uma idosa de 88 anos que residia no Jardim Liberdade e tinha comorbidades. A mulher faleceu na madrugada de ontem no Hospital Bom Samaritano. Ela estava hospitalizada na UTI desde o dia 21/06. A outra vítima é um homem, de 86 anos. Estava internado na UTI desde o dia 8 de junho, seu quadro clínico piorou e faleceu nesta segunda-feira, 29. Era cardíaco.

O boletim de Maringá também apontou 52 novos positivados em 24h, em sua maioria, mulheres. Também foram registradas 4 crianças (1, 2, 6 e 10 anos). Taxa de ocupação hospitalar exclusiva pra covid na rede pública está próxima de 50%. Já são quase mil recuperados da doença. A secretaria também divulgou errata sobre os números de casos confirmados, retirando 6 pessoas que foram notificadas como residentes, mas que na verdade são moradoras de Sarandi e Mandaguari.

Já o paciente de Mandaguaçu que veio a óbito, é um homem de 63 anos e era portador de comorbidades. Ele foi atendido na UPA Zona Norte, em Maringá, na sequência transferido para o HU, onde ficou internado na UTI até a manhã de ontem (domingo/28).

MUNICÍPIOS – 350 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Tapira e Nova Esperança do Sudoeste registraram casos pela primeira vez. Em 135 municípios há óbitos pela doença. O monitoramento da Sesa registra 237 casos de residentes de fora. Treze pessoas foram a óbito. Dois casos confirmados nas datas de 25 e 26/6 em Pinhais foram transferidos para Piraquara. Um caso confirmado na data de 23/6 em Maringá foi transferido para Sarandi. O aposentado Antônio Guedes, de 66 anos, era morador do Jardim Panorama, e veio a óbito na última sexta-feira, 26, no Hospital Bom Samaritano de Maringá. Dia 23/06 ele testou positivo para a doença, na sexta-feira passada nós noticiamos a morte deste paciente. Com isso Maringá contabiliza 18 óbitos e Sarandi soma 2 mortes.

A Sesa reforça que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes. A Secretaria informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o CIEVS na Sesa.

 

Colaborou – Secretaria de Estado da Saúde