Representantes de 216 associações, cooperativas e instituições sem fins lucrativos que tiveram propostas aprovadas no Edital 01/2024 do Programa Itaipu Mais que Energia participaram de um encontro na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do Setor de Ciências Sociais da UFPR, em Curitiba (PR), para celebrar a divulgação final do Edital.
No total, incluindo a primeira chamada, divulgada em abril, e a segunda, divulgada em 3 de setembro, a Itaipu Binacional vai contemplar 1.021 entidades de 297 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A iniciativa é parte das ações do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas públicas do Governo do Brasil.
Este primeiro encontro incluiu organizações dos Núcleos Litoral, Vale do Ribeira e Curitiba e Região Metropolitana. Ao longo das próximas semanas, haverá novos encontros com as demais contempladas. O foco do edital é fortalecer organizações sociais e suas causas, incentivando ações inovadoras nas áreas de conservação da biodiversidade, desenvolvimento comunitário, produção sustentável e saúde e bem-estar social.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu, explicou a intenção da empresa ao promover a iniciativa inédita. “Temos orgulho de estar contribuindo com projetos como esses. São mais de R$ 300 milhões que estamos investindo diretamente na população, na ponta, em quem trabalha direto com a comunidade”, afirmou.
“Quando assumi esse cargo”, lembrou o diretor, “perguntei ao presidente Lula o que fazer com o recurso que a Itaipu recebia pela energia, agora que já tinha quitado a dívida de sua construção, e ele respondeu: ‘devolva para o povo brasileiro’. E é isso que estamos fazendo”.
Enio ainda reforçou a transparência do processo e a importância da prestação de contas. “Nossa equipe vai ajudar nessas questões, mas precisamos que esteja tudo muito claro. Afinal, a população precisa saber como esse dinheiro será usado.”
Fonte: Assessoria Itaipu Binacional