Destaque Paraná Politica

Ex governadora Cida Borghetti é pré candidata ao governo do Paraná pelo Partido Progressistas

O partido Progressistas oficializou nesta semana a ex-governadora Cida Borghetti como pré-candidata ao governo do Estado do Paraná em 2026. A legenda já notificou os institutos de pesquisa para que o nome de Cida seja incluído nas sondagens eleitorais. Cida Borghetti foi a primeira mulher a assumir o Governo do Paraná, em 2018. No período em que governou o estado, Cida garantiu projetos como a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, o Condomínio do Idoso e os estudos sobre a Ponte de Guaratuba. Ao final da gestão, deixou R$ 5 bilhões em caixa. A ex-governadora lembra que foi um período de intenso diálogo com os prefeitos e prefeitas do Paraná.

“Eu inovei em algumas áreas. O diálogo foi permanente com a classe política, com os prefeitos e também com a sociedade civil organizada e com vocês da imprensa. Investimos nos 399 municípios do Paraná, tivemos um recorde de convênios assinados em toda a história da gestão, combatemos a corrupção com uma Secretaria Especial de Combate à Corrupção, instituímos o gabinete de portas abertas. E eu acho que foi um momento onde prevaleceu a união em favor do Estado do Paraná. Tomamos inúmeras medidas importantes para o andamento do Estado em todas as áreas. E também quero lembrar que deixamos o Estado com as contas sanadas e mais de R$ 5 bilhões em caixa. Era importante para que o nosso sucessor, o governador Ratinho Júnior, pudesse administrar, e ele está fazendo uma administração brilhante. Um Estado nunca está pronto. Um Estado está sempre tendo que inovar e é uma eterna construção de políticas públicas”, disse Cida Borghetti à CBN Maringá, avaliando sua gestão como governadora do Estado.

A escolha do nome de Cida Borghetti foi anunciada nesta terça-feira, 16, em reunião da Executiva Estadual do Partido Progressista, liderado pela deputada estadual Maria Vitória.

“Eu tomo essa decisão em um momento em que o Paraná está discutindo a sucessão do governo do Estado. O Paraná é um estado extremamente organizado e uma referência nacional de boa gestão. Eu tomo isso com muito orgulho, como progressista que sou, como ex-parlamentar e também como a primeira mulher a governar o estado do Paraná em toda a sua história”, afirma a ex-deputada.

Com a indicação de Cida Borghetti, a Federação União Progressista (UP) passa a ter dois nomes ao Palácio Iguaçu. O senador Sérgio Moro, presidente do União Brasil, já anunciou que também é pré-candidato.

Fonte: GMC Online

Proibido Cópia